terça-feira, 12 de julho de 2011

Personalidade do Mês - Julho de 2011


Personalidade do Mês
Malenga
(Artista Plástico  e Músico Moçambicano)



Simão Wiliamo (Malenga) nasceu um ano antes da independência de seu país, Moçambique, no ano de 1974. O planalto de Mueda foi seu berço e este é o lugar onde ele passou sua infância, com histórias de sua avó Biti-Shashova e os sons do pássaro shuliki. Descende da tribo Makonde, conhecida por sua bravura, Malenga herdou a coragem e determinação de explorar o mundo, e a capacidade de interpretar sonhos e pensamentos na forma artística da Escultura.
Wiliam Kumadimba, seu pai, foi seu primeiro mestre. Malenga viajou para a capital de Moçambique, Maputo, para aderir à associação de artistas, Arte Makonde. Desde o ano de 2001, ele foi membro de um grupo de artistas do Museu Nacional de Arte de Moçambique. Em 2005, ele teve sua primeira exposição individual na cidade de Maputo. Para reconhecer o seu trabalho, MOZAL, patrocina sua aprendizagem no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual). No ano seguinte, ele recebeu outra bolsa para um estágio na Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto, em Portugal.
Suas obras estão incluídas no e reconhecido nas exposições coletivas e individuais, bem como coleções individuais fora do país.




Sem comentários:

Enviar um comentário