quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CORRENDO ATRÁS DE UM SONHO - CHASING AFTER A DREAM e O AVENTUREIRO GANSO-PATOLA DO CABO AFRICANO/THE ADVENTUROUS AFRICAN CAPE GANNET de Ester Sousa e Sá

Ester de Sousa e Sá, nasceu em Portugal e ainda criança imigrou em 1952 com os pais para África, Moçambique.
Tendo vivido em África durante 44 anos, dos quais os dois primeiros anos foram vividos na Beira, mudaram-se em 1954 para uma colónia Inglesa e aí cresceu e fez os seus estudos.
Depois do casamento porém, foi de novo viver para Moçambique e em 1975, por força das circunstâncias, foi viver para a África do Sul com a sua família. Apesar de ter seguido uma carreira bancária, a sua paixão pelas artes, levou-a a iniciar a pintura no final dos anos sessenta quando vivia em Moçambique. Ao longo dos anos foi desenvolvendo a sua própria técnica e, o que começou como um desafio, tornou-se uma paixão e a média que escolhe para expressar a sua criatividade, é a aguarela e tintas a óleo.
Nas suas obras prefere enaltecer a beleza que na vida existe e, dedica-se à arte com paixão e entusiasmo. Descreve-se como uma naturalista que dentro de um estilo realista/impressionista, pinta tudo o que toca a sua sensibilidade artística, dando cor às telas brancas. As suas obras nascem pelo prazer e paixão que tem pela arte, levando-a a pintar o que vê, sentindo na alma o que pinta.
Em 1996, devido à doença do pai, demitiu-se do emprego e regressou a Portugal. Desde então tem-se dedicado inteiramente às artes, tendo além da pintura, feito escultura e experimentado o caminho da escrita criativa, tendo já três livros publicados e alguns poemas seus publicados em várias antologias.
Como domina bem a língua Inglesa, o seu primeiro romance, Chasing After a Dream foi escrito na língua Inglesa. Escreveu também um livro juvenil bilingue com suas próprias ilustrações, O Aventureiro Ganso-Patola do Cabo Africano/The Adventurous African Cape Gannet.
Ao longo dos anos, tem participado em várias exposições de arte tanto pessoais como colectivas.

Mais recentemente participou nas seguintes exposições colectivas:

2012 – Despertares da Arte - Museu Face – Espinho
2012 – Gallery M - Viena de Áustria
2012 – 2º Encontro Luso-Galaico - Porto
2013 - 3º Salão Internacional de Arte – Porto
2013 - II Bienal de Espinho
2013 - Pintar o Porto – Galeria Vieira Portuense
2013 - Mulheres artistas Migrantes na Fundação Pro-Dignitate - Lisboa
2013 - Café Majestic - Porto.
2014 – Dia Mundial da Mulher – Paços do Concelho de Vila Nova de Gaia
2014 - Pontes Luso-Galaicas – Centro Cultural de Chaves
2014 – Minha África, África Minha - Casa da Beira Alta – Porto
2014 - Mulheres d´Artes em Liberdade na Biblioteca Municipal de Espinho
2014 - 3º Encontro de artes ao redor do Porto – Galeria Vieira Portuense
2014 – Ao redor do Touro – Galeria Vieira Portuense
2014 - 1º Encontro Ibérico de Arte – Castelo de Oropesa – Espanha
2014 - Outonos Inquietos- Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro – Águeda

Muito recentemente foi convidada a participar num manual que brevemente a Amazon terá à disposição do público: International Watercolour Artists Handbook for Aspiring Artists and Art Lovers. Neste manual figuram 39 artistas internacionais de mais de 25 países em que Ester de Sousa e Sá com as suas aguarelas representa Portugal.
Várias das suas obras encontram-se espalhadas no estrangeiro, principalmente na África do Sul, Nova Zelândia, Alemanha, Vaticano, Inglaterra e, também em Portugal.

Para mais arte de Ester de Sousa e Sá, poderá visitar o site:
http://www.facebook.com/ester.the.art.in.me
Contacto - email: sa.ester@gmail.com

-------------------------------------------------------------

CORRENDO ATRÁS DE UM SONHO, é a tradução do meu primeiro livro, um romance escrito em Inglês, CHASING AFTER A DREAM. A estória projeta-se nos anos após guerra e retrata a vida de Jeffrey e Sally dois personagens que, embora pertencendo a extratos sociais diferentes, partilham a mesma determinação para melhorar a situação difícil em que se encontram. Conhecemos estes dois personagens quando eles têm uns vinte e poucos anos de idade, na altura em que Jeffrey, um órfão que, até então levara uma vida rodeada de pobreza e crime, decide perpetrar um último roubo com a intenção de angariar o dinheiro necessário para comprar a passagem de barco que o levará para outro país para começar uma vida nova.
Os caminhos de Jeffrey e Sally cruzam-se num ponto crucial das suas vidas, quando ambos sofrem retrocessos e decepções de ordem emocional e financeira depois de alguns erros cometidos.
Encontram-se por acaso, sentem-se atraídos um pelo outro e ajudam-se mutuamente o melhor que podem.
Existe no entanto, uma forte razão porque a atração que sentem um pelo outro não possa resultar numa união.
Entretanto a vida de Jeffrey sofre uma reviravolta e ele é obrigado a deixar Sally precipitadamente, apanhando o navio que o levará numa memorável e fascinante viagem através da Africa austral.
O leitor, transportado por Jeffrey através do Sul de África numa viagem empolgante repleta de maravilhas e situações invulgares, vai ao mesmo tempo tomando conhecimento da vida colonial nos anos cinquenta.





O AVENTUREIRO GANSO-PATOLA DO CABO AFRICANO/THE ADVENTUROUS AFRICAN CAPE GANNET
Neste livro bilingue, (Português/Inglês), Ester de Sousa e Sá é a autora e ilustradora.
É uma fábula que nos conta a estória de um ganso-patola do Cabo Africano muito especial.
Gilberto Ganso é sonhador, curioso e aventureiro, características que o levam a explorar o mundo. Poder-se-á dizer que é um ganso imigrante.
Para além de toda a valiosa informação didáctica sobre estas aves marinhas, à semelhança de outras fábulas, este livro também nos transmite uma mensagem muito especial.


Sem comentários:

Enviar um comentário