terça-feira, 10 de maio de 2011

Personalidade do Mês - Maio 2011

Personalidade do Mês
José Pádua
(Artista Plástico Moçambicano)





José Carlos Pádua nasceu na Cidade da Beira em 13 de Maio de 1934, onde viveu até 1977. Em 1966 foi eleito pelo jornal A Tribuna o artista plástico moçambicano do ano, pelo assinalável e multifacetado conjunto de obras que nesse mesmo ano realizou comom pintor, decorador, ilustrador e gravador.
Entre 1974 e1978 trabalhou exclusivamente para a Galeria de Arte R. Renie, Harare, Zimbábuè.A partir de 1977 passou a residir em Portugal, mantendo no entanto uma forte ligação com Moçambique, onde realizou exposições individuais de pintura em 1996 e 1998.
Foi bolseiro da fundação Calouste Gulbenkian em 1979, 1980 e 1981, num curso de litografia e gravura em metal.
Em 1980 e 1981 foi distinguido pela Câmara Municipal de Lisboa com o 2.º e 1.º Prémios, resppectivamente, em exposições colectivas sobre temas de Lisboa.
É autor de inúmeras ilustrações em jornais, revistas e livros e de trabalhos na área da escultura e da azulejaria, bem como de murais em cimento em Moçambique (Aeroportos de Maputo e da Beira, Banco Pinto & Sotto Mayor, Montepio de Moçambique, Banco de Crédito Comercial e IndustrialC, entre outros). e no Bank of Lisbon & South Africa em Joanesburgo.
Está representado no Museu Nacional de Arte (Maputo), Museu de Pintura (Beira), no Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa) e em várias colecções particulares em Moçambique, Portugal, Espanha, Suécia, Brasil, Canadá, EUA, Reino Unido, Japão, Israel, África do Sul, Zimbábuè, Venezuela, etc.
Tem participação em inúmeras exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro.
Foi homenageado no III Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora em 2010 e é Membro Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora desde 2011.












Sem comentários:

Enviar um comentário