domingo, 10 de março de 2013

Onde está o sorriso que perdi?

O sorriso que perdi
Aquele sorriso de outrora
Sorriso de criança feliz
De jovem cheia de esperança
Adulta lutando por um mundo melhor
Sorriso de filha abençoada
De mãe adorada
De esposa amada
De avó idolatrada
Se alguém o tivesse achado
E lhe servisse o meu sorriso?
- Sentir-me-ia feliz –
Mas será que foi encontrado?
E será bem aproveitado
O sorriso que perdi?
Olho à minha volta
À procura do sorriso que perdi
- Onde está?
Onde está o sorriso que perdi?
Ah! Vem ali, vem ali
Naquela mãe que se aproxima
Com uma criança no regaço
E outra pendurada no seu braço
- Não, não é aquele o sorriso que perdi.
- Onde está o sorriso que perdi?
À porta de uma pobre casa
Com um olhar quase divino
Com um sorriso doce nos lábios
Uma mãe dá o peito ao pequenino
Será este o sorriso que perdi?
Mas quando olhámos de frente
A esperança desvaneceu-se de repente.
- Onde está o sorriso que perdi?
Ah! Está ali, está ali,
Naquela mãe que sorri
Mesmo quando o mundo desaba para si

- Não, não era aquele o sorriso que perdi
Eis alguém que passa e me pergunta
Onde é a rua da Felicidade numero tal?
E eu que até sabia
Com o seu sorriso me distraía
Achando-o parecido ao que perdi…
….quase igual.
-Onde está o sorriso que perdi?
Ah! Já sei, está além, além
No solar dos meus antepassados
Procurei em vão o sorriso que perdi
Pedras toscas, silvas nos valados
Foi a resposta que recebi
Triste retrocedi
Sem ter encontrado o sorriso que perdi

Desesperei de o encontrar
Por mais que tenha andado
O sorriso, por mim, não foi encontrado
- Onde está o sorriso que perdi?
Será que como espiral de fumo
O sorriso se tinha desvanecido?
Olho o espelho de manhã
Que não reflete um sorriso
E parece dizer-me ao ouvido:
PROCURA-O DENTRO DE TI,
Procura-o dentro de ti.
Será que está aqui?
Aqui… aqui… à minha frente?
E olhando p’ra dentro de mim
Sorri… sorri contente
Era aquele o sorriso que perdi
Estava dentro de mim…
Dentro de mim encontrei,
encontrei o sorriso que perdi
Sorri. Sorri. 


Celeste Cortez 
(Poeta/Escritores Portugueses)

Sem comentários:

Enviar um comentário