terça-feira, 9 de abril de 2013

AUTORES








 


ACÁCIO COSTA
ACÁCIO CARVALHAL COSTA (ACÁCIO COSTA), nasceu em Beijós - Carregal do Sal, distrito de Viseu, e reside em Almada – Portugal. É auditor e advogado. É autor de vários artigos técnicos, publicados em revistas da especialidade. É coautor do livro “Controlo e Avaliação da Gestão Pública”, Ed. Rei dos Livros, 1996. Foi galardoado, em 2002, pelo IPAI-CTT, com o 1.º Prémio sobre o melhor artigo sobre auditoria publicado na imprensa portuguesa em 2001. É coautor da Palavras Nossas, VOL. II, 2012.

AMARAL JORGE
AMARAL JORGE, embora nascido em Aldeia Velha/Sabugal, corria o mês de Agosto de 1951, é de Porto Alexandre, actual cidade do Tombwa, Angola, que guarda as memórias e sabores da infância.
Voluntário na Associação Internacional de Clubes Lions onde já exerceu as funções de Secretário e Presidente do Lisboa Mater. Possui a Comenda MELVIN JONES. Publicou “O tempo das incertezas” em 2009 e «A sombra da memória», em 2010. Está no prelo um novo livro de poesia a publicar em 2013.

AMÉLIA MARGARIDA MATAVELE
Pré destinada (AMÉLIA MARGARIDA MATAVELE) nascida a 8/12/1991, Natural de Maputo/ Moçambique, estudante do 4ª ano de Química, na universidade pedagógica – faculdade de ciências naturais e matemática, membro do movimento literário kuphaluxa, tem publicado seus textos na revista Literatas, no jornal Expresso Moz com frequência.

ANA CASANOVA
ANA CASANOVA nasceu em Luanda/Angola, a 10 de Junho de 1967. Começou a escrever em 1992, tendo criado o blogue: www.anavision.blogspot.com.
Publicou 4 livros de poesia: “Desabafos d’Alma”, “Dialectos da Memória”, “Nós Eternos” e “Pinturas Poéticas” e está presente em várias antologias.

ANA DIAS
ANA MARIA DE OLIVEIRA DIAS nasceu em Moçambique a 12/02/1952. Começou a escrever muito cedo. Circunstâncias diversas adiaram publicações, que estão a ser realizadas – obras de análise literária, contos, textos insertos em várias colectâneas, poemas, textos panfletários. a.oliveiradias@gmail.com

ANA MARIA CALADO
ANA MARIA DA C. NEVES FERREIRA CALADO, Covilhanense de raiz! Nessa terra fria na encosta da Serra da Estrela viveu até ter completado o Liceu (L. Nacional da Covilhã). Prosseguiu estudos na Faculdade de Farmácia de Lisboa, onde se licenciou. Actualmente vive em Parede-Cascais, bem pertinho do mar, fonte de inspiração.

ANTÓNIO NUNES BARBOSA FILHO
ANTÓNIO NUNES BARBOSA FILHO (Tonton) é feliz, casado, apaixonado pela vida e por suas coisas simples, pai de uma linda e inspiradora menininha (e de mais alguém que vem por aí!). É tão comum e tão diferente como qualquer um de nós. Engenheiro por formação, professor universitário por vocação e escritor - e leitor desde sempre - por paixão.

BARROSO DA FONTE
BARROSO DA FONTE nasceu em Montalegre (Portugal), em 1939. Exerceu o Jornalismo entre 1953 e 2013. Autor de 8 livros de Poemas e 52 em prosa. Director do Jornal Poetas e Trovadores. Crítico Literário. Obras traduzidas para Francês, Inglês e Alemão. Apologista da Lusofonia, mas contra o acordo ortográfico.

CARLOS PERES FEIO
CARLOS FRANCISCO PERES FEIO - nasce em 1944 em Lisboa em zona fadista e marinheira, na fronteira da Ajuda com Alcântara, o que significa ponte em árabe, e essa ponte é feita entre o Tejo e Maputo, onde vive até os 17 anos. Desenha desde menino, torna-se engenheiro para ganhar a vida e publica poesia desde 1970. É filho do agrónomo Francisco Feio e da atriz Ester Peres Feio e irmão do ator e encenador António Feio.
Ocupa-se com a poesia a arte plástica e a história universal

CRISTINA FERNANDES
CRISTINA FERNANDES nasceu em Lisboa em 1966. Em 2007 criou um blogue de poesia: “O Momento Certo”. Em 2011 colaborou na colectânea de poesia “Poetar Contemporâneo – volume I”, e no decorrer do ano de 2012 no volume II da referida colectânea. Encontra-se neste momento em fase final da preparação do seu primeiro livro de poesia, a editar brevemente… “porque a poesia é um acontecer constante…”

DELMAR MAIA GONÇALVES
Delmar Maia Gonçalves nasceu a 5 de Julho de 1969 em Moçambique.
Livros Publicados: Moçambique Novo, o Enigma; Moçambiquizando; Afrozambeziando Ninfas e Deusas; Mestiço de Corpo Inteiro. Membro do Júri do I Concurso Internacional de Escritores Infanto-Juvenis “La Atrevida”. É Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. www.delmarmg.tk.

EDITT SCHIMANOSKI DE JESUS
EDITT SCHIMANOSKI DE JESUS: Membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Condorcet Aranha, Restinga Sêca/RS; Associação Literária Sepeense/RS; Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores, Camboriú/SC; Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (RD-InBrasCI-RS); Associação Internacional dos Poetas del Mundo. E-mail: edittsj@yahoo.com.br

ERNESTO VITA
ERNESTO VITA: Nasci em Angola na província do Zaire, mais propriamente no Soyo.
Desde criança sempre amei a escrita.
A minha grande esperança é continuar a fazer algo em nome da família, de quem estou afastado, especialmente as minhas sobrinhas, que não merecem ter um futuro igual ao passado que eu tive. Elas merecem continuar a acredita num Mundo melhor..

EUGÊNIA DIANA SILVA DE CAMARGO
EUGÊNIA DIANA SILVA DE CAMARGO: Membro da Academia de Letras e Artes Sepeense/RS; Academia de Artes, Ciências e Letras Condorcet Aranha/RS; Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores/SC; Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais/RS; Associação Internacional dos Poetas del Mundo; Em 2010, 2º Lugar no XX Concurso Chadayl de Poesía “Antonio Apa Lucas”, em Montevideo/Uruguay.

FÁTIMA SOARES
MARIA DE FÁTIMA ROCHA ALMEIDA SOARES RIBEIRO, nascida em Lisboa, sempre se interessou pela poesia e escrita em geral. Publicou o primeiro livro dedicado às filhas em Janeiro de 2004. Daí para cá, foram publicados mais oito livros seus, entre coletâneas de poesia em que colaborou com outros autores, e seus apenas. Têm como temas preferidos o romance e a poesia.

GM
GM nasceu na Póvoa de Varzim, perto do mar do qual os mesmos conquistadores que nos edificaram, beberam a fé num mundo novo. Professora e Tradutora, encontrou na escrita aos dezassete anos uma forma ímpar de expressar a sua Alma e Essência feminina. Publicou pela primeira vez em 2012, integrando vários projectos em 2013.

ILDA MARIA COSTA BRASIL
ILDA MARIA COSTA BRASIL: Membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Condorcet Aranha / RS;
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais / RS;
Accademia Internazionale II Convivio / Itália; Societe Française dês Arts Lettres et Culture; Cercle Universel dês Ambassadeurs de La Paix, Genève / France. E-mail: ildamariabrasil@yahoo.com.br

JACQUELINE AISENMAN
JACQUELINE AISENMAN Nascida no Brasil em 1961, sempre amou escrever e depois de adulta dedicou sua vida à escrita e à cultura. Foi jornalista e diretora de Museus. Criou em 2009 e até hoje edita a revista literária Varal do Brasil, que promove a difusão da Língua Portuguesa. Vive na Suíça há mais de vinte anos e, apesar de integrada à sua nova cultura, nunca esqueceu suas raízes.

JORGE VIEGAS
JORGE VIEGAS É NATURAL de Quelimane/Moçambique.

JULIÃO BERNARDES
JULIÃO BERNARDES nasceu em 5/3/1939.
Publicou 11 livros de poesia e um de prosa (Um Grito de Gaivota) e está representado em diversos livros colectivos, entre os quais alguns por si organizados.

JURACI DA SILVA MARTINS
JURACI DA SILVA MARTINS: Presidente da Academia de Letras e Artes Sepeense/RS; Vice-Presidente da Academia Artes, Ciências e Letras Condorcet Aranha/RS; Delegada Cultural da Associação Artística, Literária e Multiprofissional ‘A Palavra do Século 21’/RS; Membro Correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves/RS; Membro Efetivo da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores/SC. E-mail: juramartins@bol.com.br

LARA GUERRA
LARA GUERRA nasceu em 31 de Janeiro de 1929 em Maputo, Moçambique. Iniciou-se na pintura no atelier do artista plástico Malangatana. Está presente em colecções privadas em vários países, no Museu Nacional de Arte de Maputo, na Câmara Municipal de Maputo e Representação de Moçambique nas Nações Unidas em Nova Iorque. Foi Homenageada no II Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora em 2009.

LOBITINO ALMEIDA N'GOLA
EUGÉNIO LUÍS DA COSTA ALMEIDA (Lobitino Almeida N'gola), natural de Lobito é um lusofónico angolano-português, licenciado e mestre em Relações Internacionais e Doutorado em Ciências Sociais. www.elcalmeida.net

LURDES BREDA
Lurdes Breda, natural de Montemor-o-Velho, é autora de dezasseis obras e coautora de outras oito, cinco das quais editadas no Brasil. É membro da Confraria Cultural Brasil-Portugal e do Grupo Poético de Aveiro. Participa em atividades que visam a integração da pessoa com deficiência na sociedade e a promoção do livro e da leitura.

MARIA DA GLÓRIA JESUS DE OLIVEIRA
MARIA DA GLÓRIA JESUS DE OLIVEIRA: Membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Porto Alegre/RS; Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais; Associação Internacional dos Poetas del Mundo; Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Paris/France.

MARLENE CASTRO

MILENE BARAZZETTI
MILENE BARAZZETTI: Sou escritora, professora e contadora de histórias. Tenho um blog onde divulgo meus pensamentos e meus trabalhos:
http://encantosliterarios-milene.blogspot.com.br/. Gostaria muito de saber a opinião dos leitores sobre esse texto: milbarmac@ibest.com.br.

MYRIAM JUBILOT DE CARVALHO
MYRIAM JUBILOT DE CARVALHO (pseudónimo de Maria de Fátima Oliveira Domingues), nasceu em Tavira, em 1944. Publicou dois livros de poesia: “5X5/25 Poemas” e “E no fim era a Poesia”. Está representada em algumas colectâneas e antologias. www.myriamdecarvalho.com

NILZA DE JULY DA COSTA E SILVA
NILZA DE JULY DA COSTA E SILVA: Membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Porto Alegre/RS; Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais; Associação Internacional dos Poetas del Mundo; Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Paris/France.

NUNO GUIMARÃES
NUNO GUIMARÃES nasceu em Moçambique. Viveu em Portugal e em 2006 mudou-se para a Lituânia onde foi assessor cultural da Embaixada de Portugal até 2012. É professor de Português e de Cultura Portuguesa na Universidade de Vilnius e Universidade Vytautas Magnus, Kaunas. Publicou 7 livros de poesia, 5 em Português e 2 bilingues Português-Lituano.

RIBEIRO CANOTILHO
RIBEIRO CANOTILHO nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, em 1946.
Pintor, desenhista, ilustrador, escultor, ceramista, mosaísta, tecelão, restaurador d´arte e de todos os géneros de mobiliário, marceneiro – entalhador, poeta, percussionista e ex – bailarino. Provém duma família intimamente conotada com as artes plásticas, musicais e poéticas de há várias gerações.

SAMUEL PIMENTA
SAMUEL PIMENTA nasceu a 26 de Fevereiro de 1990, em Alcanhões. Escreve desde os 10 anos. Foi vencedor do Prémio Jovens Criadores 2012, vertente de Literatura. Publicado em diversas antologias nacionais e internacionais, é cronista do site "Rede Regional". Escreve regularmente para o seu blog pessoal e dinamiza tertúlias literárias.

TÂNIA REGINA DA SILVA GUIMARÃES
TÂNIA REGINA DA SILVA GUIMARÃES Membro da Casa do Poeta Rio-grandense; Academia de Artes, Ciências e Artes Castro Alves/RS; Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores/SC; Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais/RS; Liga dos Amigos do Portal CEN/Portugal; Associação Internacional dos Poetas del Mundo; 2º lugar no XX Concurso Chadayl de Poesía Antonio Apa Lucas 2009/Uruguay. E-mail:

VERA NOVO FORNELOS
VERA NOVO FORNELOS nasceu a 2 de Maio de 1981 em Viana do Castelo. Desde muito cedo revelou paixão pelas artes dramáticas, pintura e poesia. É autora de blogues culturais e de poesia e está presente em algumas antologias poéticas. Faz parte da organização dos Encontros de Escritores Moçambicanos na Diáspora e cooperou na organização de muitos outros eventos culturais. www.veranovofornelos.tk

Sem comentários:

Enviar um comentário