segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Conclusões do VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora

Realizou-se nos dias 26, 28 e 29 de Junho o VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, organizado pelo C.E.M.D. na Fundação José Saramago.
Foi um evento cultural interessante, que contou com a presença de representantes de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Galiza, Brasil, Catalunha, Espanha, Entre participantes e visitantes, houve uma adesão de cerca de duzentas pessoas durante os três dias.
Iniciou-se no dia 26 de Junho pelas 15h00 com a presença da Presidente da Fundação José Saramago Pilar Del Rio, do Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos e Curador do evento Delmar Maia Gonçalves e do Sr. Embaixador da República de Moçambique em Portugal Dr. Jacob Nyambir. Este último foi distinguido com um diploma de membro honorário do CEMD.
Este ano, foi homenageado pelos Encontros de Escritores Moçambicanos na Diáspora o prestigiado artista plástico Moçambicano Roberto Chichorro.
Seguiu-se um painel de Literatura Moçambicana moderado por Amadeu Ferreira, que contou com as enriquecedoras intervenções do ilustre escritor moçambicano Ascêncio de Freitas “Crise… verdade ou mentira?”, da Dra. Fernanda Angius “Ascêncio de Freitas e o seu legado de fidelidade e coerência à Literatura da diáspora” e de Delmar Maia Gonçalves “Quelimane – berço de poetas”.
Seguiu-se um painel de Línguas, Multiculturalidade e Diáspora no Espaço da Lusofonia, moderado por Fernando Gil, onde intervieram Amadeu Ferreira “A diversidade linguística no espaço da Lusofonia”, João Craveirinha “Lusofonia ou Bantofonia eis a questão” e Renato Epifânio “Lusofonia, palavra-chave do Século XXI”.
Para terminar deu-se o lançamento da notável Revista Cultural Nova Águia nº11, pelo Dr. Renato Epifânio, dando-se de seguida o encerramento do primeiro dia.
Na sexta-feira dia 28 de Junho deu-se a reabertura do segundo dia do VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, iniciando-se com um painel de Literatura Moçambicana, moderado por Rodrigues Vaz, onde pudemos assistir às cativantes intervenções de Carlos Paradona “Literatura Moçambicana no feminino depois da Independência”, Ana Mafalda Leite “Reflexões sobre a poesia moçambicana contemporânea”, Fátima Mendonça “Ficção narrativa moçambicana contemporânea”, Amélia Margarida Matavele “Jovens Escritores Moçambicanos – potencialidade, desafios e dificuldades”.
Continuamos com um painel moderado por Delmar Maia Gonçalves, sobre “Literatura Moçambicana na Diáspora”, com Rodrigues Vaz “Gabriel Mithá Ribeiro e a luta contra o pensamento único” e Luís Marina Bravo “A Obra de Alberto Lacerda”.
“Multiculturalidade no Espaço da Lusofonia” foi o painel moderado por Myriam Jubilot de Carvalho com que prosseguimos, onde se pronunciaram Delmar Domingos de Carvalho “Intercâmbios culturais e raciais na lusofonia” e Lurdes Breda “Literatura para crianças e jovens: uma ponte inter e multicultural”.
Findámos com o lançamento do livro “Perigoso, porque és honesto” de Vítor Gomes.
No sábado dia 29 de Junho, deu-se o último dia do VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, onde foram apresentados o 2º Concurso Literário para Jovens Escritores “La Atrevida”  por Paulo Madrid e Javier Betemps e a Antologia Universal Lusófona “Rio dos Bons Sinais” das Edições CEMD por Delmar Maia Gonçalves e Vera Novo Fornelos.
Na parte da manhã terminamos com leituras de poesia de Myriam Jubilot de Carvalho (Portugal), Ilda Oliveira (Portugal), Ana Casanova (Angola), Carlos Peres Feio (Portugal), Liliana Lima (Portugal) e Acácio Carvalhal Costa (Portugal).
Fizemos uma pausa para o almoço e regressamos com o lançamento da Revista Cultural “Milandos da Diáspora” das Edições CEMD, que conta com a colaboração dos participantes neste encontro e apoio mecenático da conceituada Fundação Millenniumbcp.
Seguiram-se leituras de poesia de países lusófonos por Gisela Ramos Rosa (Luso-Moçambicana), Elsa de Noronha (Moçambique), Luísa Demétrio Raposo (Portugal), Vera Barbosa (Brasil), Nery Ribeiro (Brasil), Cristina Fernandes (Portugal), Carlos Bondoso (Portugal), Amélia Margarida Matavele (Moçambique), António Pais da Rosa (Portugal), Inês Leitão (Portugal), Vera Fornelos (Portugal), José Guerra (Portugal), Samuel Pimenta (Portugal), José Ilídio Torres (Portugal), Luís Ferreira (Portugal), Ribeiro Canotilho (Moçambique), José Narciso (Portugal), Assumpció (Catalunha), Maria do Sameiro Barroso (Portugal), Ana Maria Calado (Portugal), Santos Zoio (Portugal) e Catarina Almeida (Portugal).
Foi apresentado o livro “Entre dois rios com margens” de Delmar Maia Gonçalves por Maria Dovigo, seguido da homenagem póstuma ao escritor luso-moçambicano Nuno Guimarães, que residia na Lituânia, pelo seu apoio prestado à divulgação das literaturas lusófonas.
Foi distinguida Pilar Del Rio com um diploma de membro honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, juntamente com Luísa Demétrio e Samuel Pimenta.
Finalmente deu-se um cativante debate sobre o “Acordo Ortográfico” com Ascêncio de Freitas, Maria do Sameiro Barroso, Maria Alzira Seixo, Madalena Homem Cardoso, Ivo Luís Miguel Barroso, Delmar Maia Gonçalves e outros convidados. Deste debate resultou uma “Moção contra o Acordo Ortográfico” aprovada pelos escritores moçambicanos na diáspora presentes neste encontro e enviada posteriormente para a imprensa e para a CPLP.
Conclui-se que neste VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, o C.E.M.D., conseguiu atingir os seus objectivos na divulgação das literaturas e culturas moçambicana e lusófonas, promovendo os seus escritores, estudiosos e artistas internacionalmente, aproximando-os além-fronteiras.
Apresentamos os nossos reiterados agradecimentos a todos os participantes que colaboraram com o nosso encontro, à Fundação José Saramago pelo cedência do espaço, à Fundação Millenniumbcp pelo apoio mecenático, que permitiu a publicação da Revista Cultural “Milandos da Diáspora” e às instituições Sapo Moçambique, RDP África, Revista NOSTERRA, Rádio “Voz da Alemanha” e ALDCI pela ampla divulgação que fizeram do nosso evento.

Cascais, 15 de Agosto de 2013.
Vera Novo Fornelos

Sem comentários:

Enviar um comentário